2013 Novembro

O projecto de Levantamento e Compensação das Emissões de Carbono em 2011 realizado pela PLANBELAS foi um case-study publicado no Anuário de Sustentabilidade 2013 do Business Council for Sustainable Development (BCSD).

2013 Janeiro

The Residences at Victoria Clube de Golfe, em Vilamoura, volta a receber o Certificado de Excelência 2013, atribuído pela Trip Advisor Europe. A Trip Advisor faz ainda a recomendação de 100% do empreendimento.

2012 Outubro

A PLANBELAS recebe o Certificado de Aquisição de créditos de carbono referentes a compensação das emissões de 2011. Estes créditos reverterão para o projecto da central mini-hídrica Yunnan Weixi Gedeng Hydropower, situada na China.

2012 Outubro

O BELAS GOLF RESIDENCE, Lote 2B do Belas Clube de Campo, recebe o prémio na categoria Construção Sustentável, atribuído pelo Salão Imobiliário de Portugal.

2012 Setembro

Em reconhecimento do trabalho realizado em prol do desenvolvimento da região, o presidente da Câmara Municipal de Sintra atribui a André Jordan a Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro).

2012 Setembro

O Belas Clube de Campo Senior Open de Portugal, organizado pelo André Jordan Group em 2011, ocupa o 2º Lugar no Sustainable Golf Index, índice da organização Between Us que avalia a sustentabilidade dos 82 torneios do European Tour a nível mundial.

2012 Julho

Pedro Teixeira, responsável pela área de Qualidade e Ambiente da PLANBELAS, recebe o Prémio de Delegado do Ano 2012 do Business Council for Sustainable Development, facto que representa o reconhecimento da gestão de excelência do André Jordan Group em questões de sustentabilidade.

 

 

2012 Março

A PLANBELAS classifica-se em sexto lugar no Índice de Sustentabilidade Empresarial 2010
(ISE 2010) do Observatório de Sustentabilidade Empresarial do BCSD Portugal, num total de 150 empresas associadas e 51 que participaram no inquérito.

2011 Outubro

A Royal & Ancient (entidade reguladora do golfe internacional) distingue o Belas Clube de Campo Senior Open de Portugal como marca de viragem no modo como os torneios de golfe são organizados em Portugal, agora com um forte ênfase na sustentabilidade.

2011 Setembro

O Belas Clube de Campo Senior Open de Portugal obtém a certificação CarbonFree pela compensação das emissões de CO2 associadas ao evento. O torneio foi organizado numa perspectiva de sustentabilidade, com todos os impactes ambientais identificados e controlados.

2011 Setembro

O Belas Clube de Campo Senior Open de Portugal obtém a certificação 100R da Sociedade Ponto Verde, graças à separação, encaminhamento e reciclagem de 100% das embalagens produzidas no evento.

2011 Julho

A PLANBELAS é distinguida, uma vez mais, com o Prémio Desenvolvimento Sustentável, instituído pela consultora Heidrick & Struggles em parceria com o jornal «Diário Económico» e o BCSD, seguindo a norma DJSI (Dow Jones Sustainability Index). A PLANBELAS classifica-se entre as melhores e mais sustentáveis empresas em Portugal e conquista o 1º lugar na categoria «Hotelaria, Imobiliário, Turismo e Lazer». Este prémio é quase uma certificação. Avalia o estado da sustentabilidade em Portugal e identifica as melhores práticas nacionais de referência que estão a contribuir para o progresso do país.

2011 Maio

O Belas Clube de Campo é considerado a «Comunidade Residencial Privada mais Sustentável da Europa» pela organização internacional Sustain Worldwide.

2011 Abril

A revista National Geographic inclui o campo de golfe do Belas Clube de Campo entre os dez campos de golfe do mundo com melhores práticas de gestão ambiental, em particular do recurso água.

2011 Fevereiro

O campo de Golfe do Belas Clube de Campo obtém a certificação GEO (Golf Environment Organization), norma internacional concedida pela primeira vez na Península Ibérica. Esta certificação vem reconhecer o trabalho desenvolvido desde 1998 pela PLANBELAS em prol da sustentabilidade ambiental. As boas práticas no Belas Clube de Campo não só cumprem todos os requisitos mais inovadores da GEO, como também antecipam novos desafios ambientais, num compromisso responsável entre a prática de golfe e o respeito pelo ambiente.

2010 Maio

O Belas Clube de Campo recebe a Certificação LiderA com a classificação A+. Esta certificação abrange todo o empreendimento. É o primeiro loteamento de uma urbanização residencial a obter a Certificação LiderA A+ em plena fase de operação.

2009 Setembro

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta atribui ao Belas Clube de Campo o Prémio Mobilidade em Bicicletas, na Categoria Empresas.

2009 Junho

Em reconhecimento da integração da dimensão económica, social e ambiental na sua gestão, a PLANBELAS recebe o Prémio Desenvolvimento Sustentável. Este prémio adopta a metodologia DJSI (Dow Jones Sustainability Index).

2009 Janeiro

O empreendimento turístico The Residences at Victoria Clube de Golfe, em Vilamoura, é um case study publicado na revista «Resort Development», publicada pelo Urban Land Institute.

2008 Novembro

O Belas Clube de Campo torna-se a primeira urbanização na Europa a auditar todas as suas habitações, sendo a única comunidade residencial a nível europeu a responder à directiva europeia da Certificação Energética de Edifícios.

2008

O Belas Clube de Campo é seleccionado pelo «Peugeot Golf Guide 2008/2009» como um dos 100 Melhores Campos de Golfe da Europa.

2007 Junho

O Sistema de Gestão da Qualidade e do Ambiente implementado no Belas Clube de Campo é certificado de acordo com a Norma ISO 9001 pela SGS ICS.

2006 Abril

O Belas Clube de Campo recebe
o Óscar do Imobiliário, uma distinção
da revista «Imobiliária».

2004 Novembro

O Belas Clube de Campo é eleito o Melhor Desenvolvimento Imobiliário pelos profissionais presentes no Salão Imobiliário de Lisboa.

2004 Agosto

O Sistema de Gestão Ambiental da Lusotur Golfes é certificado de acordo com a norma ISO 9001.

2004 Julho

O Sistema de Gestão Ambiental da Qualidade e do Ambiente da Marina de Vilamoura é certificado de acordo com a norma ISO 9001.

2004 Março

A «Architectural Review» selecciona
o masterplan dos novos 325 hectares
do Belas Clube de Campo na categoria
Urban Communities and Sustainability,
no âmbito dos MIPIM Future Project Awards.

2003 Dezembro

A Associação Internacional de Operadores de Golfe (IAGTO) considera o Belas Clube de Campo um contribuinte excepcional para o mundo do golfe e do turismo. O Belas Clube de Campo traz para Portugal o título Established Golf Destination of the Year.

2003 Julho

O Sistema de Gestão Ambiental da Praia da Falésia, em Vilamoura, recebe a certificação ambiental, segundo a Norma ISO 14001.

2003 Maio

A associação The Conference Board,
com sede em Nova Iorque, nomeia
Vilamoura como um exemplo Best Practice, devido às boas práticas ambientais e sustentáveis implementadas, no âmbito da iniciativa BEST (Business Enterprises for Sustainable Travel), desenvolvida em conjunto com o World Travel & Tourism Council e a International Hotel & Restaurant Association.

2003 Abril

Os Henry Ford European Conservation Awards reconhecem o Centro de Estudos do Ambiente e Natureza (CENA) de Vilamoura como um excelente contributo para a conservação do ambiente natural. O CENA acolhe os visitantes do parque ambiental e proporciona informação genérica sobre conservação da natureza, além de promover um programa de pesquisas sobre a fauna e a flora da região.

2002 Julho

O Sistema de Gestão Ambiental da Marina de Vilamoura recebe a certificação ambiental segundo a norma ISO 14001.

2002 Maio

A política ambiental desenvolvida pela Lusotur em Vilamoura é elogiada no «Relatório Ambiental» da OCDE.

2001 Julho

A Marina de Vilamoura obtém, pela primeira vez, a Bandeira Azul Europeia.

2001 Julho

O Plano Ambiental de Vilamoura desenvolvido pela Lusotur é nomeado para o Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2000/2001, instituído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, recebendo uma Menção Honrosa.

2000 Outubro

O campo de golfe do Belas Clube de Campo recebe a certificação ambiental do programa Comprometidos com o Ambiente, iniciativa da Associação Europeia de Golfe.

2000 Outubro

A Lusotur Golfes recebe a certificação ambiental do programa Comprometidos com o Ambiente, iniciativa da Associação Europeia de Golfe.

2000 Junho

A Lusotur é finalista, na categoria Regeneration, dos RICS Awards 2000, promovidos pela organização internacional Royal Institution of Chartered Surveyors, com sede em Londres.

1999 Novembro

O Sistema de Gestão Ambiental do campo de golfe do Belas Clube de Campo é certificado pela SGS-ICS, de acordo com a norma ISO 14001.

1999 Junho

Vilamoura recebe um Menção Honrosa nos Ecotourism Awards, instituídos pela revista «Condé Nast Traveller».

1999 Junho

A Lusotur e a Lusotur Golfes estão entre seis case studies do projecto de investigação «Critérios para Turismo Ambientalmente Responsável» desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa, com a coordenação da Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário.

1999 Maio

A Lusotur recebe a Medalha de Defesa do Meio Ambiente (Grau Ouro), da Câmara Municipal de Loulé.

1999 Abril

O background paper sobre «A Importância Global do Turismo», da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNCSD) refere a Lusotur como exemplo de uma «empresa turística que promove o desenvolvimento sustentável enquanto, simultaneamente, salvaguarda, na íntegra, as culturas locais e a protecção do ambiente».

1999 Fevereiro

A Lusotur recebe o Prémio Turismo e Ambiente, da revista «Imobiliária».

1998 Junho

O Sistema de Gestão Ambiental da Lusotur Golfes recebe a certificação ambiental pela norma ISO 14001. Trata-se do primeiro gestor de campos de golfe no mundo a alcançar tal distinção.

1998 Fevereiro

O British Airways Tourism for Tomorrow Award distingue o programa de acções ambientais de Vilamoura, vencedor na categoria Europe Special – Best Short-Haul Resort. O júri, presidido pelo famoso naturalista inglês David Bellany, decidiu premiar os esforços da Lusotur na preservação do ambiente e no desenvolvimento de um turismo sustentado.

1997 Março

Vilamoura é certificada com o Green Globe Award, destinado às empresas que demonstram melhoramentos significativos na sua performance ambiental, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da indústria das viagens e turismo.

1989

As praias de Vilamoura recebem pela primeira vez a Bandeira Azul da Europa, facto que virá a repetir-se em todos os anos seguintes.